Começa a Série do Caribe

O beisebol não para! Hoje começa a disputa da Série do Caribe 2019. O torneio de clubes de beisebol que reúne anualmente as equipes vencedoras das ligas profissionais de inverno dos países que compõem a Confederação de Beisebol Profissional do Caribe (CBPC). Os países participantes são México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela, como membros titulares, além de Cuba e Panamá, como convidados. Na edição de 2020 do torneio está prevista a participação também dos vencedores das ligas colombiana e nicaraguense. No torneio de 2019, Cuba participará pelo quinto ano seguido como convidada, depois de ter deixado de participar em 1960, quando as equipes profissionais do país desapareceram. Já o Panamá, terá um representante na competição pela primeira vez desde 1960. A edição de 2019 foi planejada para ser realizada em Barquisimeto, Venezuela, mas após os eventos políticos e sociais das últimas semanas nesse país. A CBPC decidiu transferir a competição para o Panamá, onde será realizado no Estádio Nacional Rod Carew na Cidade do Panamá entre os dias 4 e 10 fevereiro de 2019.

Representado o México nesta edição, a equipe dos Charros de Jalisco, da cidade de Guadalajara, se classificaram ao serem coroados pela primeira vez os campeões da Liga Mexicana do Pacífico vencendo na série final ante os Yaquis de Obregón. Os vencedores da Liga Roberto Clemente de Porto Rico foram os Cangrejeros de Santurce ao derrotarem os Indios de Mayagüez. Cangrejeros que já possui cinco títulos da Séries do Caribe e procuram manter o título em Porto Rico após a edição anterior ter sido conquistada pelos Criollos de Caguas. A República Dominicana vai competir com o Estrellas Orientales que, depois de cinco décadas, ganharam o torneio nacional do país sobre os Toros do Este e aspiram à vitoria em sua segunda participação no clássico caribenho. Os Cardenales de Lara, os campeões venezuelanos na série final derrotando o Leones de Caracas, vão tentar em sua quinta aparição na série do Caribe levar o troféu para casa. Os Leñadores das Tunas que alcançaram seu primeiro título na Série Nacional Cubana contra os Azucareros de Villa Clara participarão por Cuba, na primeira vez da equipe no torneio. Panamá será representado pelo Toros de Herrera, vencedores da Liga do Panamá sobre o Aguilas Metropolitanas, e com a vantagem de jogar em seu próprio pais, aspiram a alcançar o título do beisebol do Caribe.

Esta edição, com a participação de 6 equipes, terá um formato composto por dois grupos: A (Leñadores de Las Tunas, Charros de Jalisco e Cardenales de Lara) e B (Cangrejeros de Santurce, Estrellas Orientales e Torras de Herrera), onde as equipes do mesmo grupo se enfrentarão um contra o outro. O Clássico de Inverno, como é conhecida a competição, é um evento do mais alto nível de beisebol. Cada equipe participante pode ser reforçada pelos melhores jogadores de suas ligas, as quais se caracterizam por ter vários jogadores da Major League Baseball (MLB), fenômeno que não surpreende se analisarmos que todos esses países do Caribe são os que mais contribuem para jogadores da MLB, depois dos Estados Unidos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *